A álgebra antes das letras

Trilha de Formação 40h

A área temática da álgebra para os anos iniciais é uma das inovações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular. Nesta trilha de formação de 40 horas, que engloba nossos quatro cursos sobre o tema, vamos analisar o que constitui o pensamento algébrico, sua importância para a fase inicial da vida escolar, quais os conceitos nele envolvidos e como planejar aulas que contemplem as habilidades algébricas a serem construídas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Você aprenderá a:

• As características do pensamento algébrico.

• Como ensinar álgebra para alunos dos anos iniciais.

• A relação entre aritmética e álgebra.

• A relação entre a resolução de problemas e o pensamento algébrico.

 

Experimente Grátis

 

Carga horária:

40 h

 

Curso indicado para:

• Professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

• Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

90 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$228,99

em até 9x com juros

Do que trata a álgebra nos anos iniciais

O pensamento algébrico, um dos aspectos de destaque na área temática de álgebra para os anos iniciais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, é o tema central deste curso. Vamos compreender o que constitui esse pensamento, quais atividades favorecem seu desenvolvimento e como ele se caracteriza em cada etapa dos anos iniciais.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar – introdução ao pensamento algébrico

Refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 2 As habilidades que envolvem o pensamento geométrico

Falando com o especialista

Videoaula em que um especialista aborda o que é um problema e as etapas de sua resolução.

Aula 3 Ensinando álgebra a alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais

De olho na sala de aula

Propostas para você colocar em prática com a sua turma

Aula 5 Dificuldades na aprendizagem de álgebra

Refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 6 Organizando a álgebra presente na aritmética

Em Matemática

Texto para aprofundar os conhecimentos matemáticos.

Aula 7 As quatro operações e o pensamento algébrico

De olho na sala de aula

Propostas para você colocar em prática com a sua turma .

Aula 8 Habilidades desenvolvidas no ensino de álgebra

Para saber mais  

Texto de aprofundamento relacionado à aprendizagem do aluno.

Aula 9 O que aprendemos sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico?

Organizando a aprendizagem

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Aula 4 e 10 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais

Entre os objetos de conhecimento da álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão os padrões e sequências como recursos para a observação e a investigação de regularidades. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esse tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades algébricas esperadas dos alunos dessa etapa da escolaridade

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Álgebra ou aritmética?

Refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 2 Padrões: o que são?

Falando com o especialista

Animação sobre os conceitos centrais do curso.

Aula 3 Padrões e regularidades: significado e conceito

Para saber mais  

Texto de aprofundamento relacionado à BNCC.

Aula 5 Álgebra na aritmética

Para iniciar

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 6 Regularidades e o pensamento algébrico

Falando com o especialista

Videoaula com os conceitos centrais do curso.

Aula 7 Regularidades no ensino da aritmética

De olho na sala de aula

Propostas para colocar em prática com a turma.

Aula 8 Ampliando a discussão

Para saber mais

Texto de aprofundamento relacionado à aprendizagem do aluno.

Aula 9 Ainda sobre padrões e regularidades

Organizando a aprendizagem

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Aula 4 e 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

As propriedades da igualdade e das operações na álgebra dos anos iniciais

Entre os principais focos da álgebra na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão as propriedades da igualdade e das operações para o desenvolvimento das ideias centrais de equivalência, variação e interdependência de grandezas. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esses temas e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades esperadas dos alunos desta etapa da escolaridade.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Refletindo sobre as operações

Para iniciar – refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 2 A álgebra e as operações

Falando como especialista

Videoaula com os conceitos centrais do curso.

Aula 3 A igualdade como equivalência

De olho na sala de aula

Propostas para colocar em prática com a turma.

Aula 4 Propriedade das operações

Sala de aula em ação

Análise de produções de alunos.

Aula 6 O que dizem os professores?

Para iniciar – refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo. 

Aula 7 Identificar propriedades das operações

De olho na sala de aula

Propostas para colocar em prática com a turma.

Aula 8 Propriedades das operações na aritmética

Em Matemática

Texto para aprofundar conhecimentos matemáticos.

Aula 9 Para finalizar

Organizando a aprendizagem

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Aula 5 e 10 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

A proporcionalidade na álgebra dos anos iniciais

A álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular apresenta como objeto de conhecimento a ser tratado nos anos iniciais do Ensino Fundamental as grandezas diretamente proporcionais como conteúdo para desenvolvimento da ideia central de proporcionalidade. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar o tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades esperadas dos alunos desta etapa da escolaridade.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Proporcional ou não?

Para iniciar – refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 2 O significado do raciocínio proporcional

Falando com o especialista

Videoaula sobre os conceitos centrais do curso.

Aula 3 O ensino do tema proporcionalidade

De olho na sala de aula

 Propostas para você colocar em prática com a sua turma.

Aula 5 Para avançar na proporcionalidade

Para iniciar – refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 6 Proporcionalidade e divisão em partes proporcionais Em Matemática

Uma animação para aprofundar o tema.

Aula 7 O ensino da proporcionalidade em ação

De olho na sala de aula

Propostas para você colocar em prática com a sua turma.

Aula 8 Ampliar e aprofundar o conceito de proporcionalidade

Organizando a aprendizagem

Texto de aprofundamento dos temas estudados.

Aula 9 Organizando as ideias

Organizando as aprendizagens

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso

Aula 4 e 10 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Sobre as autoras

MARIA IGNEZ DINIZ

Ver Mais

SÍLVIA REGINA DE FIGUEIREDO LONGATO

Ver Mais

 

LARA CAVALHEIRO

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

A proporcionalidade na álgebra dos anos iniciais

Este curso tratará do trabalho com grandezas proporcionais como conteúdo para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

As propriedades da igualdade e das operações na álgebra dos anos iniciais

Explore as propriedades da igualdade e das operações para desenvolver as ideias de equivalência, variação e interdependência de grandezas.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Do que trata a álgebra nos anos iniciais

Conheça o pensamento algébrico e as habilidades envolvidas nessa forma de pensar.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais

Aprenda a trabalhar com padrões e sequências para investigação de regularidades em álgebra.

R$ 59,99

em até 2x

Inscreva-se em nossa newsletter