Matemática e os Campos de Experiência

Trilha de Formação 40h

 

A relação entre a Matemática para crianças de 3 a 5 anos e os Campos de Experiência -  “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gesto e movimento”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” - propostos no documento da Base Nacional Comum Curricular são os focos deste curso. Nesses estudos será possível compreender o sentido dos campos de experiência, sua relação com direitos de aprendizagem e como eles permitem vivências, interação, expressão, ludicidade e apropriação de diferentes linguagens por crianças pequenas.

Você aprenderá a:

• Desenvolver propostas nas aulas de Matemática que envolvam os diferentes campos de experiência previstos na BNCC.

• Entender a importância do trabalho com cantos a partir dos diferentes eixos da Matemática e relacionado ao campo de experiência “o eu, o tu e o outro”.

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem “brincar”, “participar”, “expressar” e “explorar”, nas aulas de Matemática.

• Conhecer a relação entre a perspectiva metodológica da resolução de problemas na Educação Infantil e o trabalho com jogos.

 

  Datas para realização do curso:

90 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

40 horas online.

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$228,99

em até 9x com juros

"O eu, o outro e o nós" e a Matemática

Neste curso, você estudará sobre o campo de experiência “o eu, o outro e o nós” proposto na Base Nacional Comum Curricular e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com os cantos associados à interação, à coletividade e à autonomia.

Percurso formativo

 
EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1

Para iniciar

Você irá realizar reflexões sobre os espaços de aprendizagens para o trabalho com cantos.

Aula 2

Falando com o especialista

Você assistirá uma videoaula com uma especialista que abordará o tema proposto.

Aula 3

Vamos refletir

Compreensão do campo de experiências no contexto da matemática

Aula 4 Sala de aula em ação

Nesta aula você poderá fazer a análise de uma situação prática a partir de um registro reflexivo sobre uma situação didática de sala de aula.

Aula 5 Parada para a avaliação

Você irá responder a uma avaliação para testar os conhecimentos adquiridos.

Aula 6 Vamos refletir?

 

Reflexão sobre os cantos como modalidade organizativa de atividade permanente a partir da leitura de um texto.

Aula 7 Planejando

Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “O eu, o outro e o nós” integrado ao conhecimento matemático.

Aula 8 Qual é o problema?

Análise de uma situação-problema em Matemática que envolvam o “o eu, o outro e o nós” Nesta aula apresentaremos uma situação-problema para que você analise as possibilidades da atividade proposta em sala de aula.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Nesta aula, buscaremos retomar os conteúdos apresentados durante o módulo. Para isso, organizamos uma apresentação de powerpoint.

Aula 10 Avaliação da aprendizagem

Novamente, você realizará um teste para avaliarmos os seus conhecimentos sobre o módulo.

Para Terminar Para finalizar

Vamos elencar os principais temas estudados neste módulo. Além disso, você conhecerá um pouco sobre o autor deste material, bem como a bibliografia utilizada.

"Corpo, gestos e movimentos" e a Matemática

Neste módulo, você conhecerá sobre o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto na Base Nacional Comum Curricular e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com brincadeiras. Ainda nesse cenário, os direitos de aprendizagem brincar e participar aparecerão como pano de fundo para refletirmos sobre a aprendizagem das crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar – refletindo sobre o tema

Vamos iniciar os estudos com imagens e perguntas para começar a instigar a reflexão.

Aula 2 Falando com o especialista

Nesta aula encontrará uma videoaula gravada por um especialista, com duração de tempo entre 5 e 7 minutos.

Aula 3 Sala de aula em ação

Nesta aula você deverá fazer uma análise de uma situação de sala de aula acerca do tema, com base em um trecho de entrevista.

Aula 4 Vamos refletir

Proposta de leitura de texto complementar para gerar aprofundamento e reflexão acerca do tema.

Aula 5 Parada para avaliação 

Avaliação da aprendizagem.

Aula 6 De olho na sala de aula

Apresentação dos aspectos relacionados ao planejamento de uma aula envolvendo brincadeira.

Aula 7 Qual é o problema?

Nesta aula é apresentada uma proposta para que resolva um problema.

Aula 8 Planejando

Apresentação dos aspectos relacionados ao planejamento de uma aula envolvendo brincadeira.

Aula 9 Organizando as ideias

Este é um momento de sistematização das aprendizagens – fechamentos das ideias trabalhadas.

Aula 10 Parada para avaliação 

Este é o momento de parada para avaliação das aprendizagens. Você deverá obter nota acima de 70% na avaliação para avançar os estudos para o próximo módulo.

Para Terminar Para finalizar

Momento de encerrar o conteúdo estudado neste módulo. .

“Escuta, pensamento, fala e imaginação" e a Matemática

Neste curso você conhecerá sobre o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na Base Nacional Comum Curricular (2017) e suas relações com a Matemática. O foco deste módulo está no trabalho com resolução de problemas e com a literatura infantil como uma das possibilidades de integração da matemática com esse campo de experiência. Ainda nesse cenário, estudaremos os direitos de aprendizagem “expressar-se” e “participar”, que aparecerão como pano de fundo para refletirmos sobre a aprendizagem das crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar – refletindo sobre o tema

Vamos iniciar os estudos com histórias em quadrinhos e perguntas para começar a instigar a reflexão sobre o tema.

Aula 2 Vamos refletir?

Nesta aula, você encontrará dois textos para leitura que darão respaldo às discussões seguintes.

Aula 3 Falando com o especialista

Este é o momento de assistir a um vídeo curto, com o objetivo de entender melhor os conceitos envolvidos na resolução de problemas.

Aula 4 Painel de soluções

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, a partir de respostas dadas por crianças.

Aula 5 Parada para avaliação

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, por meio de respostas dadas por crianças.

Aula 6 Planejando

Nesta aula, você analisará três sequências didáticas vinculadas à literatura infantil em matemática e planejará uma situação semelhante para desenvolver com seus alunos.

Aula 7 Para saber mais

Aqui você encontrará uma indicação de leitura complementar sobre resolução de problemas para se aprofundar no assunto.

Aula 8 Sala de aula em ação

Nesta aula é aprofundada, por meio de vídeo, a reflexão sobre a resolução de problemas por crianças de Educação Infantil.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Este é um momento de sistematização das aprendizagens – fechamentos das ideias trabalhadas.

Aula 10 Parada para avaliação

Este é o momento de parada para avaliação das aprendizagens. Você deverá obter nota acima de 70% na avaliação para avançar os estudos para o próximo módulo. Para finalizar Momento de encerrar o conteúdo estudado neste módulo.

Para Terminar Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

"Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" e a Matemática

Neste curso, você aprofundará seu conhecimento sobre o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, existente no documento da Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Além disso, estabelecerá relações entre esse campo de experiências e a Matemática por meio do trabalho com jogos.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Iniciaremos o curso propondo uma reflexão inicial sobre o campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e o planejamento de Matemática.

Aula 2 Falando com o especialista

Você assistirá a um vídeo para entender alguns conceitos relacionados à construção do conceito de números e o uso de jogos em matemática.

Aula 3 Vamos refletir?

Você lerá um texto para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Aula 4 De olho na sala de aula

Você conhecerá um jogo que poderá ser desenvolvido no campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

Aula 5 Parada para avaliação

Você realizará a atividade avaliativa 1 e, caso não obtenha a média, terá a oportunidade de refazer o teste.

Aula 6 Sala de aula em ação

Para continuarmos nossos estudos, discutiremos o trabalho com rotina para que os alunos construam a noção de tempo a partir de um relato de prática de uma professora de uma turma de 3 anos.

Aula 7 Para saber mais

Nesta aula,, exploraremos mais algumas atividades para o trabalho com a noção de tempo do campo de experiência “Espaços, Tempos; Quantidades; Relações e Transformações” .

Aula 8 Sala de aula em ação

Apresentaremos alguns cuidados ao elaborar o planejamento considerando os campos de experiência apresentados na BNCC

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Nesta aula, você terá a oportunidade de retomar os principais tópicos trabalhados no módulo.

Aula 10 Parada para avaliação

Você realizará a atividade avaliativa 2 e, assim como anteriormente, terá a oportunidade de refazer o teste caso não obtenha a média.

Para Terminar Para finalizar

Você conhecerá um pouco sobre o autor deste curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste materia

Sobre a autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

O campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” com ênfase no papel dos jogos em Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Escuta, pensamento, fala e imaginação e a Matemática

O campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na BNCC, e suas relações com a Matemática, com foco no trabalho com a literatura infantil e a resolução de problemas.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Corpo, gestos e movimentos e a Matemática

Conheça o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com brincadeiras.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

O eu, o outro e o nós e a Matemática

Conheça as relações entre o campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com os cantos.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!