A resolução de problemas e a aprendizagem da divisão

Neste curso você terá a oportunidade de explorar os significados da divisão - repartição equitativa e medida - conforme está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Vamos analisar também as possibilidades para o resto da divisão, considerando a natureza das grandezas envolvidas: discretas ou contínuas. Além disso, serão propostas atividades para que você poderá vivenciar com seus alunos.

Você aprenderá a:

• Compreender os dois significados da divisão: repartição equitativa e medida.

• Compreender o papel do resto na divisão, considerando a natureza das grandezas envolvidas: discretas ou contínuas.

• Analisar e discutir situações-problema que possam ser levadas para a sala de aula envolvendo os dois significados da divisão e o papel do resto.

Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

Carga horária:

10 horas online.

 

Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

Estudos Tema Atividades de aprendizagem
Aula 1

Para iniciar

Serão apresentados dois problemas envolvendo divisão, sendo um de repartição equitativa e outro de medida. O cursista deve compará-los e indicar a diferença.

Aula 2

Falando com o especialista

Videoaula retomando a atividade da aula anterior e esclarecendo as duas ideias da divisão: repartição equitativa e medida.

Aula 3

Qual é o problema?

Serão apresentados três problemas com o significado de repartição equitativa e três com o significado de medida para vivência com os alunos.

Aula 4 Vamos refletir?

Estudo de texto sobre as possibilidades para o resto da divisão, envolvendo grandezas discretas e grandezas contínuas.

Aula 5 Parada para a avaliação

Avaliação do aprendizado na primeira parte do curso.

Aula 6 Sala de aula em ação

Serão propostos problemas de divisão envolvendo grandezas discretas e grandezas contínuas, com foco na discussão sobre o resto.

Aula 7 Em Matemática

Vamos explorar o papel do resto na divisão de grandezas discretas e grandezas contínuas.

Aula 8 De olho na sala de aula

Proposta para desenvolver com os alunos sobre o trabalho com o resto.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Síntese em forma de esquema das aprendizagens do curso.

Aula 10 Avaliação da aprendizagem

Avaliação final - Teste.

Para Terminar Para finalizar

Vamos elencar os principais temas estudados neste módulo. Além disso, você conhecerá um pouco sobre o autor deste material, bem como a bibliografia utilizada.

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Luciana Tenuta

Ver Mais

Trilhas Relacionadas

Trilha de formação 40h

Ensino e Aprendizagem da Divisão

Este percurso formativo possibilita o aprendizado envolvendo o algoritmo americano e o convencional. Além disso, ele explora os significados da divisão e analisa as possibilidades para o resto.

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão

Este curso traz a reflexão sobre o ensino do algoritmo convencional da divisão e as estratégias que levam à sua compreensão de acordo com a proposta da BNCC.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Diferentes estratégias para o cálculo da divisão

Atendendo ao que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vamos trabalhar com diversas formas de calcular divisões e explorar as propriedades que favorecem o cálculo mental.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?

Neste curso apresentamos a resolução de situações envolvendo divisão com o algoritmo americano, a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) e a relação entre multiplicação e divisão.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!