Como atribuir significado ao algoritmo convencional da divisão?

Neste curso você aprofundará seu conhecimento sobre como ensinar significativamente o algoritmo convencional da divisão, fornecendo elementos para que esta operação seja trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pensando nisso e atendendo à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), vamos refletir sobre o ensino do algoritmo e analisar estratégias que levem à sua compreensão. Vamos estudar a importância da relação entre os termos da divisão e o Sistema de Numeração Decimal (SND) por meio de atividades que você poderá aplicar aos seus alunos em sala de aula. Você verá também como utilizar recursos que podem facilitar este ensino e aprendizagem.

Você aprenderá a:

• Refletir sobre a necessidade do ensino significativo do algoritmo convencional da divisão.

• Compreender a importância do algoritmo americano (ou das subtrações sucessivas) como um procedimento usado para calcular divisões.

• Explorar o ensino do algoritmo convencional, também chamado de processo longo da divisão, juntamente com o estudo sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND).

• Discutir estratégias didáticas para trabalhar com o algoritmo convencional da divisão.

• Estudar as relações entre os termos da divisão e a análise do resto na resolução de divisões.

• Proporcionar o estudo de diferentes recursos que possam contribuir para o ensino e aprendizagem do algoritmo convencional.

•Sugerir atividades enriquecedoras envolvendo a divisão pelo algoritmo convencional, com alunos a partir do 4º ano.

• Analisar os registros dos erros comuns dos alunos ao resolver a divisão pelo algoritmo convencional e propor intervenções adequadas.

Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

Carga horária:

10 horas online.

Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Informações do curso:

Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

Estudos Tema Atividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar… refletindo sobre o tema

Reflexão sobre a resolução da divisão pelo algoritmo convencional.

Aula 2 Falando com o especialista

Videoaula que resgata os equívocos do aluno ao resolver o algoritmo da divisão, explicando a falta de relação ao SND (Sistema de Numeração Decimal) e explorando as vantagens de se ensinar o algoritmo convencional.

Aula 3 Vamos refletir?

Explicação matemática de como ensinar a divisão pelo algoritmo convencional fazendo a relação com o SND (Sistema de Numeração Decimal). Representação de um exemplo do processo longo usando material dourado e relacionando ao valor posicional. Abordagem da passagem do algoritmo americano para o convencional.

Aula 4 De olho na sala de aula

Sugestão de prática para aplicar com os alunos usando fichas sobrepostas e realizando paralelamente o algoritmo convencional. A atividade deve proporcionar ao aluno sentido e significado ao que está sendo dividido, tornando clara a relação do algoritmo ao nosso sistema de numeração decimal.

Aula 5 Parada para avaliação

Avaliar a aprendizagem do curso com foco na discussão de como intervir com o aluno para que ele relacione o algoritmo com o SND (Sistema de Numeração Decimal) e compreenda o processo de resolução.

Aula 6 Sala de aula em ação

Reflexão a respeito do uso da tabuada como recurso facilitador para resolução do algoritmo da divisão, estratégias para estimar o quociente, cálculo mental, verbalização e discussão de estratégias com a turma.

Aula 7 De olho na sala de aula

Sugestões de atividades em duplas ou grupos que trabalhem os termos da divisão com uso da calculadora, fazendo a relação com o algoritmo por meio de situações vivenciadas.

Aula 8 Planejando

Análise de dois planejamentos de aula apresentando diferentes estratégias: pelo algoritmo convencional e explicitando a progressão nas séries escolares.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Diálogo entre professores destacando as estratégias de ensino do algoritmo da divisão, angústias e erros comuns dos alunos ao resolverem a divisão pelo algoritmo convencional.

Aula 10 Parada para avaliação

Avaliando a aprendizagem.

Para Terminar Para finalizar

Retomada do objetivo do curso.

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Eliane Zanin

Ver Mais

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Diferentes estratégias para o cálculo da divisão

Atendendo ao que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vamos trabalhar com diversas formas de calcular divisões e explorar as propriedades que favorecem o cálculo mental.

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

Ensino e Aprendizagem da Divisão

Este percurso formativo possibilita o aprendizado envolvendo o algoritmo americano e o convencional. Além disso, ele explora os significados da divisão e analisa as possibilidades para o resto.

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão

Este curso traz a reflexão sobre o ensino do algoritmo convencional da divisão e as estratégias que levam à sua compreensão de acordo com a proposta da BNCC.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

A resolução de problemas e a aprendizagem da divisão

A diferença entre os significados de repartição e medida e as possibilidades para o resto, considerando a natureza das grandezas envolvidas, são alguns pontos que vamos explorar neste curso.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!