Comparando e quantificando probabilidades

Neste curso iremos refletir sobre a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais, especialmente no que diz respeito ao ensino e compreensão relativos à quantificação e à comparação de probabilidades.

Você aprenderá a:

• Relacionar a quantificação de probabilidades à razão entre os casos favoráveis e os casos possíveis (visão clássica);

• Estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades;

• Reconhecer a importância da proporcionalidade nas situações que exigem a quantificação ou comparação de probabilidades;

• Refletir sobre o uso cotidiano de situações que exigem compreensão de elementos probabilísticos.

 

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

 

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.

Aula 2 Vamos Refletir

Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.

Aula 3 Falando com o especialista

Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.

Aula 4 De olho na sala de aula

Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.

Aula 5 Sala de aula em ação

Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.

Aula 6 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 7 Para saber mais

Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.

Aula 8 Planejando

Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Rita Batista

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Compreendendo a aleatoriedade

Como compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

Probabilidade para anos iniciais

Aprenda a importância de identificar situações em que a probabilidade está envolvida e a resolver problemas que envolvem a incerteza. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

A probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Como usar as perspectivas do ensino da probabilidade nos Anos Iniciais do EF. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Explorando o espaço amostral

Como reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!