Compreendendo a aleatoriedade

Neste curso você compreenderá o significado de aleatoriedade, sua importância no desenvolvimento do pensar probabilístico e formas de abordar esse tema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Você aprenderá a:

• Compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade;

• Refletir sobre formas de ensino para o aprendizado da aleatoriedade nos Anos Iniciais;

• Perceber a relevância de vivências do mundo real em situações aleatórias autênticas;

• Adotar, sempre que possível, a problematização como percurso metodológico para o desenvolvimento da aprendizagem probabilística;

• Relacionar os estudos experienciados à proposta apresentada na BNCC.

 

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

 

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

Estudos Tema Atividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Neste item refletimos a presença da incerteza no cotidiano de adultos e crianças e a importância de aprender a lidar com elas.

Aula 2 Falando com o especialista

Nesta aula abordaremos aspectos gerais sobre os tipos de fenômenos presentes na vida de adultos e crianças (determinísticos e aleatórios), sobre a necessidade de compreendê-los para resolver problemas que envolvem a incerteza.

Aula 3 Para saber mais

A proposta para esta aula é analisar a justiça e a equidade problematizadas em situações aleatórias.

Aula 4 De olho na sala de aula

Serão discutidas duas propostas envolvendo aleatoriedade (em contextos distintos) para serem desenvolvidas em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Aula 5 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 6 Para saber mais

Nesta aula , dois focos serão explorados por meio de problematização: a imprevisibilidade presente em situações aleatórias e a relação entre os graus de possibilidade e a linha de probabilidade proposta por De Walle (2009).

Aula 7 Vamos refletir?

Esta aula trata de uma das dificuldades das crianças ao avaliar eventos possíveis e impossíveis: classificar e diferenciar as situações possíveis, mas altamente improváveis.

Aula 8 Em matemática

Esta aula aponta a importância do tema e sugere propostas para o trabalho em sala de aula.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Rita Batista

Ver Mais

Luzinete Mendonça

Ver Mais

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

A probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Como usar as perspectivas do ensino da probabilidade nos Anos Iniciais do EF. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

Probabilidade para anos iniciais

Aprenda a importância de identificar situações em que a probabilidade está envolvida e a resolver problemas que envolvem a incerteza. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

Explorando o espaço amostral

Como reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Comparando e quantificando probabilidades

Saiba como estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!