A construção do conceito de número

Neste curso, abordaremos aspectos teóricos a respeito da aprendizagem de número na escola e abriremos olhares para um trabalho envolvendo um ambiente potencial e problematizador no trabalho com números: a literatura infantil.

Você aprenderá a:

• Compreender a importância da recitação e da contagem no trabalho com números na Educação Infantil e séries iniciais;

• Compreender o que significa criar nas aulas um ambiente aritmetizador;

• Analisar situações didáticas envolvendo a aprendizagem de números na Educação Infantil utilizando a literatura infantil como recurso.

 

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;

• Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Como se ensina números

Refletindo sobre o tema

Reflexão sobre as propostas que costumeiramente são utilizadas para ensinar números na escola.

Aula 2 A construção do conceito de número

Falando com o especialista

Apresentação de uma videoaula com especialista que tratará da construção do conceito de número pela criança.

Aula 3 Perguntas e respostas sobre o trabalho com número

Vamos refletir?

Leitura de um texto com perguntas e respostas a respeito da recitação, contagem, leitura, escrita de números e o espelhamento.

Aula 4 Parada para avaliação

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 5 Conhecendo o ambiente aritmetizador

Vamos refletir?

Animação que trata do ambiente aritmético em aula.

Aula 6 O papel da recitação

De olho na sala de aula

Sugestões de propostas para o trabalho com a recitação de números em sala de aula.

Aula 7 A literatura e a Matemática

De olho na sala de aula

A literatura infantil como um recurso importante para explorar o ambiente aritmetizador.

Aula 8 Matemática em conexão com a literatura infantil e a resolução de problemas

Em Matemática

Leitura sobre como aliar a literatura infantil à Matemática e à resolução de problemas.

Aula 9 Organizar as aprendizagens deste curso

Organizando a aprendizagem

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Aula 10 Testes

Parada para avaliação

Aqui você vai ser avaliado por todos os conteúdos estudados ao longo do curso.

Para finalizar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 5%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre as autoras

Cristiane Chica

Ver Mais

Sônia Maria Pereira Vidigal

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!