Corpo, gestos e movimentos e a Matemática

Curso de 10h

Neste curso, você conhecerá sobre o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto na Base Nacional Comum Curricular e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com brincadeiras. Ainda nesse cenário, os direitos de aprendizagem brincar e participar aparecerão como pano de fundo para refletirmos sobre a aprendizagem das crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Você aprenderá a:

• Refletir sobre o trabalho com brincadeiras e a relação da mesma com o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”;

• Compreender as contribuições dos direitos de aprendizagem brincar e participar em Matemática;

• Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o “corpo, gestos e movimentos”;

• Perceber a arte e o brincar como transversal no trabalho com o campo de experiência “Corpo, gesto e movimento” e suas relações com a Matemática;

•Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Corpo, gesto e movimento” integrado ao conhecimento matemático.

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar – refletindo sobre o tema

Vamos iniciar os estudos com imagens e perguntas para começar a instigar a reflexão.

Aula 2 Falando com o especialista

Nesta aula encontrará uma videoaula gravada por um especialista, com duração de tempo entre 5 e 7 minutos.

Aula 3 Sala de aula em ação

Nesta aula você deverá fazer uma análise de uma situação de sala de aula acerca do tema, com base em um trecho de entrevista.

Aula 4 Vamos refletir

Proposta de leitura de texto complementar para gerar aprofundamento e reflexão acerca do tema.

Aula 5 Parada para avaliação 

Avaliação da aprendizagem.

Aula 6 De olho na sala de aula

Apresentação dos aspectos relacionados ao planejamento de uma aula envolvendo brincadeira.

Aula 7 Qual é o problema?

Nesta aula é apresentada uma proposta para que resolva um problema.

Aula 8 Planejando

Apresentação dos aspectos relacionados ao planejamento de uma aula envolvendo brincadeira.

Aula 9 Organizando as ideias

Este é um momento de sistematização das aprendizagens – fechamentos das ideias trabalhadas.

Aula 10 Parada para avaliação 

Este é o momento de parada para avaliação das aprendizagens. Você deverá obter nota acima de 70% na avaliação para avançar os estudos para o próximo módulo.

Para Terminar Para finalizar

Momento de encerrar o conteúdo estudado neste módulo. .


 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

O campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” com ênfase no papel dos jogos em Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

O eu, o outro e o nós e a Matemática

Conheça as relações entre o campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com os cantos.

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

A Matemática e os campos de experiência

Estude a relação entre os Campos de Experiência, o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

Escuta, pensamento, fala e imaginação e a Matemática

O campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na BNCC, e suas relações com a Matemática, com foco no trabalho com a literatura infantil e a resolução de problemas.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!