A competência leitora e escritora na resolução de problemas

Neste curso, a proposta é refletir a respeito de situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora e escritora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los, na tentativa de resolver o problema, respondendo ao objetivo desse ato de leitura. Para isso, apresentaremos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.

Você aprenderá a:

• Identificar estratégias para formar o leitor de problemas;

• Desenvolver estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula;

• Conhecer estratégias de como desenvolver elaboradores de problemas e o uso deste recurso como potencializador de aprendizagem.

 

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores dos anos finais do Ensino Fundamental;

• Coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Reflexão inicial a respeito do uso de textos nas aulas de Matemática.

Aula 2 A competência leitora nas aulas de Matemática

Vamos refletir?

Leitura de um texto a respeito da importância da leitura nas aulas de Matemática.

Aula 3 A estrutura do texto problema

Falando com o especialista

Videoaula sobre a importância do trabalho com a leitura e interpretação do texto problema em Matemática.

Aula 4 Atividades para melhorar a leitura na Matemática

De olho na sala de aula

Atividades a serem realizadas em sala de aula para melhorar a competência leitora em Matemática.

Aula 5 De olho na sala de aula

Parada para avaliação

Propostas para ampliar o trabalho com a competência leitora em aula.

Aula 6 Explorando diferentes textos nas aulas de Matemática

Vamos refletir

Reflexão sobre o uso de textos do livro didático, paradidáticos e jornalísticos como possibilidades de trabalhar a leitura nas aulas de Matemática.

Aula 7 Teste

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 8 A competência escritora nas aulas de Matemática

Vamos refletir

Atividades para o trabalho com a competência escritora nas aulas de Matemática.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Retomada dos temas desenvolvidos no curso.

Aula 10 Avaliação final

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 5%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Luciane Rosenbaum

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!