Atendendo ao que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), neste curso vamos trabalhar com diversas formas de calcular divisões. Para isso, além do cálculo por estimativa, vamos explorar as propriedades que favorecem o cálculo mental. Também vamos discutir a importância das diferentes formas de calcular para a compreensão do significado da divisão, e você terá a oportunidade de refletir sobre algumas estratégias. Ao longo do curso, você terá contato com propostas de atividades para serem vivenciadas com os alunos.
• Explorar a propriedade distributiva para desenvolver estratégias de cálculo de divisões.
• Discutir estratégias para calcular divisões utilizando estimativa e cálculo mental.
• Explorar a divisão como operação inversa da multiplicação para desenvolver estratégias de cálculo.
Datas para realização do curso:
30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).
Carga horária:
10 horas online.
Curso indicado para:
Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Informações do curso:
Autoinstrucional.
R$59,99
em até 2x com juros
Estudos | Tema | Atividades de aprendizagem |
---|---|---|
Aula 1 | Para iniciar… refletindo sobre o tema |
Apresentação de uma situação para o aluno analisar a estratégia de cálculo mental para divisões. |
Aula 2 | Falando com o especialista |
Explicação matemática da estratégia utilizada para resolver o problema de cálculo mental citado na aula anterior. |
Aula 3 | Vamos refletir? |
Quais as propriedades da divisão e sua utilidade para desenvolver estratégias de cálculo? |
Aula 4 | De olho na sala de aula |
Duas atividades para o professor desenvolver com os alunos. |
Aula 5 | Parada para avaliação |
Avaliação da aprendizagem. |
Aula 6 | Sala de aula em ação |
Videoaula ensinando o jogo “Avançando com o resto”. |
Aula 7 | Em Matemática |
Discussão de problemas envolvendo as relações entre a multiplicação e a divisão usando malha quadriculada (Van de Walle, p. 181). |
Aula 8 | De olho na sala de aula |
Sugestões de atividades para o professor desenvolver com os alunos, usando a reta numerada para divisões. |
Aula 9 | Organizando as aprendizagens |
Diálogo entre crianças explicando uma forma de dividir diferente e retomada das formas trabalhadas no decorrer do curso. |
Aula 10 | Avaliação final - Teste |
Este é o momento de parada para avaliação das aprendizagens. Você deverá obter nota acima de 70% na avaliação para avançar os estudos para o próximo módulo. |
Para Terminar | Para finalizar |
Momento de encerrar o conteúdo estudado neste módulo. |
*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.
Curso de 10h
Este curso traz a reflexão sobre o ensino do algoritmo convencional da divisão e as estratégias que levam à sua compreensão de acordo com a proposta da BNCC.
R$ 59,99
em até 2x
Curso de 10h
Neste curso apresentamos a resolução de situações envolvendo divisão com o algoritmo americano, a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) e a relação entre multiplicação e divisão.
R$ 59,99
em até 2x
Curso de 10h
A diferença entre os significados de repartição e medida e as possibilidades para o resto, considerando a natureza das grandezas envolvidas, são alguns pontos que vamos explorar neste curso.
R$ 59,99
em até 2x
Trilha de formação 40h
Este percurso formativo possibilita o aprendizado envolvendo o algoritmo americano e o convencional. Além disso, ele explora os significados da divisão e analisa as possibilidades para o resto.
R$ 228,99
em até 9x