Escuta, pensamento, fala e imaginação e a Matemática

Curso de 10h

Neste curso você conhecerá sobre o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na Base Nacional Comum Curricular (2017) e suas relações com a Matemática. O foco deste módulo está no trabalho com resolução de problemas e com a literatura infantil como uma das possibilidades de integração da matemática com esse campo de experiência. Ainda nesse cenário, estudaremos os direitos de aprendizagem “expressar-se” e “participar”, que aparecerão como pano de fundo para refletirmos sobre a aprendizagem das crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Você aprenderá a:

• Refletir sobre o trabalho com resolução de problemas e os diferentes tipos de problemas adequados à Educação Infantil.

• Perceber a relação entre os registros infantis em matemática e o avanço na resolução de problemas e na oralidade a partir de proposta de painel de soluções.

• Relacionar a literatura infantil em matemática à resolução de problemas e ao desenvolvimento da oralidade.

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem expressar e participar em Matemática.

• Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” aliada a outros campos de experiência proposto na BNCC.

• Perceber a arte como transversal no trabalho com o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e a Matemática.

• Relacionar a progressão do trabalho em Matemática para crianças de 3, de 4 e de 5 anos, refletindo sobre os conteúdos específicos e, consequentemente, sobre a organização curricular.

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” integradas ao conhecimento matemático.

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar – refletindo sobre o tema

Vamos iniciar os estudos com histórias em quadrinhos e perguntas para começar a instigar a reflexão sobre o tema.

Aula 2 Vamos refletir?

Nesta aula, você encontrará dois textos para leitura que darão respaldo às discussões seguintes.

Aula 3 Falando com o especialista

Este é o momento de assistir a um vídeo curto, com o objetivo de entender melhor os conceitos envolvidos na resolução de problemas.

Aula 4 Painel de soluções

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, a partir de respostas dadas por crianças.

Aula 5 Parada para avaliação

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, por meio de respostas dadas por crianças.

Aula 6 Planejando

Nesta aula, você analisará três sequências didáticas vinculadas à literatura infantil em matemática e planejará uma situação semelhante para desenvolver com seus alunos.

Aula 7 Para saber mais

Aqui você encontrará uma indicação de leitura complementar sobre resolução de problemas para se aprofundar no assunto.

Aula 8 Sala de aula em ação

Nesta aula é aprofundada, por meio de vídeo, a reflexão sobre a resolução de problemas por crianças de Educação Infantil.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Este é um momento de sistematização das aprendizagens – fechamentos das ideias trabalhadas.

Aula 10 Parada para avaliação

Este é o momento de parada para avaliação das aprendizagens. Você deverá obter nota acima de 70% na avaliação para avançar os estudos para o próximo módulo. Para finalizar Momento de encerrar o conteúdo estudado neste módulo.

Para Terminar Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.


 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Corpo, gestos e movimentos e a Matemática

Conheça o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com brincadeiras.

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

A Matemática e os campos de experiência

Estude a relação entre os Campos de Experiência, o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

O campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” com ênfase no papel dos jogos em Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

O eu, o outro e o nós e a Matemática

Conheça as relações entre o campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com os cantos.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!