Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

Curso de 10h

Neste curso, você aprofundará seu conhecimento sobre o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, existente no documento da Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Além disso, estabelecerá relações entre esse campo de experiências e a Matemática por meio do trabalho com jogos.

Você aprenderá a:

-Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”;

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem “brincar” e “explorar” em Matemática; -Relacionar a progressão do trabalho em Matemática para crianças de 3, 4 e de 5 anos, refletindo sobre os conteúdos específicos e, consequentemente, sobre a organização curricular proposta na BNCC;

• Refletir sobre a perspectiva metodológica da resolução de problemas na Educação Infantil a luz da BNCC compreendendo o uso dos jogos como um recurso para o desenvolvimento de habilidades;

• Compreender como se dá a construção do conceito de números no campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações a partir do trabalho com quadro numérico;

• Perceber a arte como transversal no trabalho com o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e a Matemática;

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” integrado ao conhecimento matemático.

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Iniciaremos o curso propondo uma reflexão inicial sobre o campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e o planejamento de Matemática.

Aula 2 Falando com o especialista

Você assistirá a um vídeo para entender alguns conceitos relacionados à construção do conceito de números e o uso de jogos em matemática.

Aula 3 Vamos refletir?

Você lerá um texto para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Aula 4 De olho na sala de aula

Você conhecerá um jogo que poderá ser desenvolvido no campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

Aula 5 Parada para avaliação

Você realizará a atividade avaliativa 1 e, caso não obtenha a média, terá a oportunidade de refazer o teste.

Aula 6 Sala de aula em ação

Para continuarmos nossos estudos, discutiremos o trabalho com rotina para que os alunos construam a noção de tempo a partir de um relato de prática de uma professora de uma turma de 3 anos.

Aula 7 Para saber mais

Nesta aula,, exploraremos mais algumas atividades para o trabalho com a noção de tempo do campo de experiência “Espaços, Tempos; Quantidades; Relações e Transformações” .

Aula 8 Sala de aula em ação

Apresentaremos alguns cuidados ao elaborar o planejamento considerando os campos de experiência apresentados na BNCC

Aula 9 Organizando a aprendizagem

Nesta aula, você terá a oportunidade de retomar os principais tópicos trabalhados no módulo.

Aula 10 Parada para avaliação

Você realizará a atividade avaliativa 2 e, assim como anteriormente, terá a oportunidade de refazer o teste caso não obtenha a média.

Para Terminar Para finalizar

Você conhecerá um pouco sobre o autor deste curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste materia


 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Corpo, gestos e movimentos e a Matemática

Conheça o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com brincadeiras.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Escuta, pensamento, fala e imaginação e a Matemática

O campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na BNCC, e suas relações com a Matemática, com foco no trabalho com a literatura infantil e a resolução de problemas.

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

A Matemática e os campos de experiência

Estude a relação entre os Campos de Experiência, o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, de acordo com a BNCC.

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

O eu, o outro e o nós e a Matemática

Conheça as relações entre o campo de experiência “o eu, o outro e o nós”, proposto na BNCC, e suas relações com a Matemática, tendo como ênfase o trabalho com os cantos.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!