Explorando o espaço amostral

Neste curso iremos discutir acerca do espaço amostral, evidenciando sua importância para o desenvolvimento do pensamento probabilístico na resolução de situações que envolvem Probabilidade.

Você aprenderá a:

• Reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade;

• Associar a proximidade de problemas de contagem ao espaço amostral;

• Reconhecer problemas do tipo produto cartesiano, elaborando e resolvendo situações desta natureza;

• Compreender o uso do princípio multiplicativo na resolução de problemas de contagem.

 

  Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

10 horas online.

 

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.

Aula 2 Vamos refletir?

Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.

Aula 3 Falando com o especialista

Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.

Aula 4 De olho na sala de aula

Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.

Aula 5 Sala de aula em ação

Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.

Aula 6 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 7 Para saber mais

Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.

Aula 8 Planejando

Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Rita Batista

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Compreendendo a aleatoriedade

Como compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

A probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Como usar as perspectivas do ensino da probabilidade nos Anos Iniciais do EF. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

Probabilidade para anos iniciais

Aprenda a importância de identificar situações em que a probabilidade está envolvida e a resolver problemas que envolvem a incerteza. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

Comparando e quantificando probabilidades

Saiba como estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!