Medindo comprimentos

Você já parou para pensar que a humanidade realiza medições constantemente? Hoje, por exemplo, desde a hora que você acordou provavelmente já estimou alguma medida e nem deve ter se dado conta, de tão orgânica que essa atitude se tornou. O trabalho com números e medidas são de uso frequente e merecem nossa atenção em sala de aula, já que os alunos irão se deparar com situações simples e complexas de serem solucionadas e que tais conhecimentos facilitarão suas ações, suas tomadas de decisão, sua vida social. Neste curso abordaremos uma grandeza em especial: a medida de comprimento. Você poderá refletir sobre o ensino e aprendizagem desse tema de acordo com o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Abordaremos os principais aspectos do trabalho com medidas e também traremos boas situações para serem utilizadas na prática da sala de aula!

Você aprenderá a:

• Discutir sobre a grandeza comprimento e suas respectivas unidades de medida;

• Conhecer a constituição histórica das unidades de medida utilizadas socialmente e a importância das mesma

• Apresentar propostas de trabalho em sala de aula para o estudo das medidas de comprimento.

Datas para realização do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

Carga horária:

10 horas online.

Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Informações do curso:

Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

Estudos Tema Atividades de Aprendizagem
Aula 1 Para iniciar… refletindo sobre o tema

Apresentar uma situação de medida de comprimento em que a criança não possua instrumentos de medição padronizados. A atividade vai proporcionar ao professor a discussão em sala de aula em torno da comparação para realizar uma medição.

Aula 2 Falando com o especialista

Vídeo do especialista apresentando o que é medir e os tipos de medição (remeter à ideia de grandeza de comprimento como exemplo para elucidar).

Aula 3 De olho na sala de aula

Propor atividades em que os alunos escolham unidades de medida de comprimento para realizar medições. Para a discussão, podemos propor questionamentos a fim de que os alunos possam debater essas experiências em sala de aula.

Aula 4 Para refletir

A partir de uma notícia da internet sobre os problemas com as informações utilizadas no sistema da sonda Mars Climate Orbiter, em 1999, propor uma reflexão sobre a importância da escolha de unidades de medida na comunicação. Trazer também, a partir da História da Matemática, uma apresentação que conceitue a grandeza Comprimento, incluindo a definição de algumas unidades de medida como metro, jardas, pés, polegadas etc (falar do SI nesse momento).

Aula 5 Parada para avaliação

Responder a um teste sobre o que foi apontado até o momento no curso: a história da grandeza comprimento, as unidades de medidas padronizadas, não-padronizadas e o trabalho em sala de aula sobre o tema.

Aula 6 Análise de um texto

Evidenciar em um texto, utilizando unidades de medida incomuns, a necessidade de trabalhar medições socialmente conhecidas e suas relações.

Aula 7 De olho na sala de aula

Criar coletivamente uma unidade de medida padrão e solicitar que eles construam suas próprias réguas.

Aula 8 Planejando

Estruturar a organização do trabalho com a grandeza Comprimento e suas unidades de medida segundo a proposta da BNCC, elucidando, inclusive, o diálogo com o campo de Números (conforme atividade anterior).

Aula 9 Organizando as aprendizagens

Retomar aspectos trabalhados durante o curso visando um fechamento.

Aula 10 Parada para avaliação

Avaliar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Para finalizar Para finalizar

Fechamento sobre o trabalho realizado durante o curso.

Sobre o autor

Fernando Barnabé

Ver Mais

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!