O painel de soluções: uma estratégia para aprender Matemática

Neste curso, apresentaremos como trabalhar com a diversidade de estratégias pessoais dos alunos nas resoluções de problemas com o uso da estratégia didática painel de soluções. Estudaremos também a natureza do erro e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática.

Você aprenderá a:

• Conhecer a importância do trabalho com o painel de soluções e as possíveis explorações a serem realizadas em sala de aula;

• Valorizar o uso da ideia do erro como fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática;

• Compreender a mudança de postura do professor ante os erros na promoção de um ambiente acolhedor e que combata a perversidade da resposta certa.

 

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores dos anos finais do Ensino Fundamental;

• Coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Análise das resoluções de alunos e reflexão a respeito da variedade de resoluções e os possíveis erros cometidos.
Aula 2 A comunicação na aula de Matemática

Vamos refletir?

Texto a respeito do papel da comunicação para as aulas de Matemática.

Aula 3 O painel de soluções

Sala de aula em ação

Será apresentada uma aula relatando um painel de soluções.

Aula 4 O painel de soluções

Planejando

Estratégias para planejar uma aula que explore um problema com o painel de soluções.

Aula 5 Testes

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 6 Como aprender Matemática com base no erro?

Vamos refletir?

Texto a respeito da exploração dos erros na aula de Matemática e seu potencial de aprendizagem.

Aula 7 O tratamento dos erros para a busca da aprendizagem

Sala de aula em ação

Como trabalhar propostas com o objetivo de explorar os erros e ações para promover a aprendizagem.

Aula 8 Aprendendo com os erros

De olho na sala de aula

Apresentação de exemplos de situações para aprender a identificar os erros.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.
Aula 10 Avaliação final

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 5%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Luciane Rosenbaum

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!