Neste curso, apresentamos reflexões a respeito do trabalho com os problemas convencionais e os problemas não convencionais com foco nos diferentes tipos de problemas em uma perspectiva metodológica da resolução de problemas. A intenção é ampliar os conhecimentos práticos sobre a forma de abordar esses problemas em aula.
• Entender a importância do trabalho com diversos tipos de problemas para evitar ou desestabilizar crenças a respeito da resolução de problemas;
• Verificar as características do texto de um problema convencional e como problematizá-lo de modo a torná-lo mais desafiador.
![]() |
Carga horária:10 h |
|
![]() |
Curso indicado para:• Professores dos anos finais do Ensino Fundamental; • Coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental. |
|
![]() |
Prazo para conclusão do curso:30 dias corridos (após a confirmação da inscrição). |
|
![]() |
Modalidade do curso:Autoinstrucional. |
R$59,99
em até 2x com juros
Estudos | Tema | Atividades de aprendizagem |
---|---|---|
Aula 1 | Para iniciar |
Refletindo sobre o tema Organização dos problemas em duas categorias para refletir acerca das diferenças entre eles. |
Aula 2 | Problemas convencionais |
Falando com o especialista Videoaula acerca do trabalho e das características dos problemas convencionais. |
Aula 3 | Explorando problemas convencionais |
De olho na sala de aula Propostas para a exploração de problemas convencionais sob a Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas. |
Aula 4 | Tornando os problemas mais desafiadores |
Qual é o problema? Propostas que indicam como explorar problemas convencionais encontrados em livros didáticos de modo a torná-los mais desafiadores e interessantes. |
Aula 5 | Teste |
Parada para avaliação Teste de múltipla escolha. |
Aula 6 | Os problemas não convencionais |
Falando com o especialista Videoaula sobre os problemas não convencionais e o potencial de utilizar esse tipo de problema nas aulas de Matemática. |
Aula 7 | Explorando problemas não convencionais |
De olho na sala de aula Proposta de como utilizar os problemas não convencionais na perspectiva metodológica da resolução de problemas. |
Aula 8 | Planejando o trabalho com problemas |
Planejando Propostas de como planejar as aulas com os problemas convencionais e os problemas não convencionais. |
Aula 9 | Fechamento do curso |
Organizando as aprendizagens Momento de fechamento e sistematização de informações. |
Aula 10 | Avaliação final |
Parada para avaliação Teste de múltipla escolha. |
Para Terminar | Finalização dos estudos |
Para finalizar Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada. |
*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.