Os problemas convencionais e não convencionais

Neste curso, apresentamos reflexões a respeito do trabalho com os problemas convencionais e os problemas não convencionais com foco nos diferentes tipos de problemas em uma perspectiva metodológica da resolução de problemas. A intenção é ampliar os conhecimentos práticos sobre a forma de abordar esses problemas em aula.

Você aprenderá a:

• Entender a importância do trabalho com diversos tipos de problemas para evitar ou desestabilizar crenças a respeito da resolução de problemas;

• Verificar as características do texto de um problema convencional e como problematizá-lo de modo a torná-lo mais desafiador.

 

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores dos anos finais do Ensino Fundamental;

• Coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Organização dos problemas em duas categorias para refletir acerca das diferenças entre eles.

Aula 2 Problemas convencionais

Falando com o especialista

Videoaula acerca do trabalho e das características dos problemas convencionais.

Aula 3 Explorando problemas convencionais

De olho na sala de aula

Propostas para a exploração de problemas convencionais sob a Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas.

Aula 4 Tornando os problemas mais desafiadores

Qual é o problema?

Propostas que indicam como explorar problemas convencionais encontrados em livros didáticos de modo a torná-los mais desafiadores e interessantes.

Aula 5 Teste

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 6 Os problemas não convencionais

Falando com o especialista

Videoaula sobre os problemas não convencionais e o potencial de utilizar esse tipo de problema nas aulas de Matemática.

Aula 7 Explorando problemas não convencionais

De olho na sala de aula

Proposta de como utilizar os problemas não convencionais na perspectiva metodológica da resolução de problemas.

Aula 8 Planejando o trabalho com problemas

Planejando

Propostas de como planejar as aulas com os problemas convencionais e os problemas não convencionais.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.

Aula 10 Avaliação final

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 5%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre a autora

Luciane Rosenbaum

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!