Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

Curso de 10h

A transformação de situações convencionais em desafiadoras é uma forma importante de atuação do professor para desenvolver a habilidade de resolução de problemas nos alunos. A proposta deste curso é analisar estratégias de exploração dos problemas rotineiros para que eles se tornem situações mais motivadoras. Por meio de práticas da sala de aula, será explorada a importância dos recursos de comunicação na resolução de problemas: as discussões orais, a argumentação, o desenho e os registros aritméticos.

Você aprenderá a:

• Verificar as características do texto de um problema convencional e como problematizá-lo.

• Ampliar a compreensão das formas de propor e resolver problemas.

• Identificar o papel dos recursos da comunicação oral, escrita, pictórica e aritmética na resolução de problemas convencionais.

Experimente Grátis

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

• Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Apresentação de algumas questões iniciais sobre os problemas convencionais.

Aula 2 Os problemas convencionais

Falando com o especialista

Videoaula em que um especialista aborda o que é um problema e as etapas de sua resolução.

Aula 3 A comunicação e a resolução de problemas

Vamos refletir?

Leitura de um texto quanto ao papel da comunicação na resolução de problemas: os registros orais, pictóricos, escritos e aritméticos.

Aula 4 Explorando um problema convencional

De olho na sala de aula

 

Sequência didática com a exploração de um problema convencional.

Aula 5 Coletânea de problemas

Qual é o problema?

Apresentação de problemas para discussão acerca da concepção da resolução de problemas adotada pelo Mathema.

Aula 7 Como os alunos pensam os problemas convencionais

Sala de aula em ação

Análise de produções de alunos – diferentes resoluções para um problema convencional.

Aula 8 Mapa conceitual

Organizando a aprendizagem

AApresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Aula 6 e 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.


 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 11%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre as autoras

Mirela Mendes

Ver Mais

Liane Poggeti

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Ensinando a ler e interpretar problemas

Conheça diversas estratégias para ensinar os alunos a ler e interpretar problemas nas aulas de Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Trilha de formação 40h

Resolução de problemas para anos iniciais

Compreenda o papel central da resolução de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática, e suas estratégias. 

R$ 228,99

em até 9x

Curso de 10h

Aprender matemática com diferentes tipos de problemas

Conheça a importância da exploração de diferentes tipos de problemas e o uso do painel de soluções para ampliar as estratégias de resolução de problemas pelos alunos.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Resolução de problemas e jogos em Matemática

Conheça a resolução de problemas e o potencial dos jogos como um recurso para trabalhá-la na escola.

R$ 59,99

em até 2x

Inscreva-se em nossa newsletter