Recursos para ensinar números

O que ensinar e como ensinar números aos alunos? Quais as melhores práticas e os melhores recursos? Neste curso exploraremos jogos e brincadeiras como formas de propiciar um trabalho eficiente e de qualidade para a aprendizagem de números na infância.

Você aprenderá a:

• Analisar sequências didáticas envolvendo jogos e brincadeiras que auxiliarão os alunos na construção do conceito de número;

• Compreender a concepção de jogo e brincadeira, de modo que eles sejam recursos que favoreçam a aprendizagem e respeitem o tempo de aprendizagem dos alunos;

• Relacionar o uso desses recursos ao desenvolvimento do cérebro infantil, sob a perspectiva da Teoria das Inteligências Múltiplas e das Neurociências.

Experimente Grátis

 

Carga horária:

10 h

 

Curso indicado para:

• Professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;

• Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

30 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$59,99

em até 2x com juros

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Apresentação dos motivos que levam diversos educadores a utilizar jogos e brincadeiras como recursos para ensinar e aprender em qualquer lugar e idade.

Aula 2 Jogo do pratinho

Sala de aula em ação

Filmagem de uma situação real de sala de aula envolvendo um jogo de contagem.

Aula 3 O conceito de jogo

Vamos refletir?

Reflexão acerca do conceito de jogo, envolvendo a definição de número para as crianças.

Aula 4 Explorando jogos na aprendizagem de números

De olho na sala de aula

Apresentação de propostas de trabalho com jogos envolvendo a aprendizagem de números.

Aula 5 Sobre o trabalho com jogos

Organizando a aprendizagem

Lista de ideias e informações importantes desenvolvidas no trabalho com jogos.

Aula 6 Avaliação da aprendizagem

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 7 O brincar e as neurociências

Falando com o especialista

Videoaula sobre as contribuições das neurociências para as brincadeiras no desenvolvimento infantil.

Aula 8 Sequências de brincadeiras

De olho na sala de aula

Sequências didáticas para o trabalho envolvendo números e brincadeiras.

Aula 9 Analisando produções de alunos

Vamos refletir?

Discussão acerca do papel dos registros para a comunicação oral e escrita em Matemática.

Aula 10 Organizando a aprendizagem

Organizando a aprendizagem

Síntese dos conteúdos estudados no curso para facilitar seu processo de aprendizagem.

Aula 11 Avaliação final

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

 

Impulsione sua aprendizagem!

Faça a trilha de formação completa e economize 5%*

*em relação à contratação de 4 cursos de 10 horas.

Saiba mais

Sobre as autoras

Cristiane Chica

Ver Mais

Sônia Maria Pereira Vidigal

Ver Mais

 

Trilhas Relacionadas

Fique por dentro das novidades!