Resolução de problemas para anos finais e ensino médio

Nesta trilha, apresentaremos formas de propor um trabalho nas séries finais envolvendo problemas e jogos - o trabalho com diferentes tipos de problemas, o painel de soluções, estratégias para potencializar a  leitura de problemas pelos alunos e o trabalho com o erro.

Você aprenderá a:

• Associar situações de jogos a processos de resolução de problemas;

• Explorar diferentes tipos de problemas;

• Construir o painel de soluções e as possíveis explorações a serem realizadas em sala de aula;

• Desenvolver estratégias e práticas de sala de aula para formar o leitor e resolvedor de problemas.

 

Experimente Grátis

 

Carga horária:

40 h

 

Curso indicado para:

• Professores dos anos finais do Ensino Fundamental e ensino médio.

• Coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental e ensino médio.

 

Prazo para conclusão do curso:

90 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$228,99

em até 9x com juros

O que é resolver problema?

Neste curso, ampliamos o repertório didático acerca do trabalho com a numeração escrita, proporcionando um estudo a respeito de situações didáticas e recursos pedagógicos que auxiliarão os estudantes a compreender a organização do nosso sistema de numeração, sua estrutura e propriedades.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Análise de situações-problema.

Aula 2 Como ensinar Matemática e a resolução de problemas

Falando com o especialista

Videoaula sobre a resolução de problemas e sua importância para a aprendizagem em Matemática.

Aula 3 A resolução de problemas e a aprendizagem Matemática

Vamos refletir?

A abordagem da resolução de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática.

Aula 4 Jogo e resolução de problemas

De olho na sala e aula

Propostas envolvendo jogos e resolução de problemas.

Aula 5 Teste

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 6 Uma problemoteca

Qual é o problema?

Coletânea de problemas para utilizar em sala de aula com seus alunos.

Aula 7 Prática de sala de aula

Sala de aula em ação:

Relato de uma professora a respeito de uma prática em sala de aula envolvendo o trabalho com resolução de problemas.

Aula 8 Fechamento do curso

Organizando a aprendizagem

Apresentamos um mapa conceitual que sintetiza os principais conteúdos apresentados no curso.

Aula 9 Avaliação final

Parada para avaliação

Teste sobre o conteúdo trabalhado no curso.

Para finalizar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Os problemas convencionais e não convencionais

Neste curso, apresentaremos formas de propor um trabalho nas séries finais envolvendo problemas e jogos – o trabalho com diferentes tipos de problemas, o painel de soluções, estratégias para potencializar a leitura de problemas pelos alunos e o trabalho com o erro.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Organização dos problemas em duas categorias para refletir acerca das diferenças entre eles.

Aula 2 Problemas convencionais

Falando com o especialista

Videoaula acerca do trabalho e das características dos problemas convencionais.

Aula 3 Explorando problemas convencionais

De olho na sala de aula

Propostas para a exploração de problemas convencionais sob a Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas.

Aula 4 Tornando os problemas mais desafiadores

Qual é o problema?

Propostas que indicam como explorar problemas convencionais encontrados em livros didáticos de modo a torná-los mais desafiadores e interessantes.

Aula 5 Teste

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 6 Os problemas não convencionais

Falando com o especialista

Videoaula sobre os problemas não convencionais e o potencial de utilizar esse tipo de problema nas aulas de Matemática.

Aula 7 Explorando problemas não convencionais

De olho na sala de aula

Proposta de como utilizar os problemas não convencionais na perspectiva metodológica da resolução de problemas.

Aula 8 Planejando o trabalho com problemas

Planejando

Propostas de como planejar as aulas com os problemas convencionais e os problemas não convencionais.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.

Aula 10 Avaliação final

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

O painel de soluções: uma estratégia para aprender matemática

Neste curso, apresentaremos como trabalhar com a diversidade de estratégias pessoais dos alunos nas resoluções de problemas com o uso da estratégia didática painel de soluções. Estudaremos também a natureza do erro e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Análise das resoluções de alunos e reflexão a respeito da variedade de resoluções e os possíveis erros cometidos.
Aula 2 A comunicação na aula de Matemática

Vamos refletir?

Texto a respeito do papel da comunicação para as aulas de Matemática.

Aula 3 O painel de soluções

Sala de aula em ação

Será apresentada uma aula relatando um painel de soluções.

Aula 4 O painel de soluções

Planejando

Estratégias para planejar uma aula que explore um problema com o painel de soluções.

Aula 5 Testes

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 6 Como aprender Matemática com base no erro?

Vamos refletir?

Texto a respeito da exploração dos erros na aula de Matemática e seu potencial de aprendizagem.

Aula 7 O tratamento dos erros para a busca da aprendizagem

Sala de aula em ação

Como trabalhar propostas com o objetivo de explorar os erros e ações para promover a aprendizagem.

Aula 8 Aprendendo com os erros

De olho na sala de aula

Apresentação de exemplos de situações para aprender a identificar os erros.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.
Aula 10 Avaliação final

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Desenvolvendo a competência leitora e escritora na resolução de problemas

Neste curso, ampliamos o repertório didático acerca do trabalho com a numeração escrita, proporcionando um estudo a respeito de situações didáticas e recursos pedagógicos que auxiliarão os estudantes a compreender a organização do nosso sistema de numeração, sua estrutura e propriedades.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Reflexão inicial a respeito do uso de textos nas aulas de Matemática.

Aula 2 A competência leitora nas aulas de Matemática

Vamos refletir?

Leitura de um texto a respeito da importância da leitura nas aulas de Matemática.

Aula 3 A estrutura do texto problema

Falando com o especialista

Videoaula sobre a importância do trabalho com a leitura e interpretação do texto problema em Matemática.

Aula 4 Atividades para melhorar a leitura na Matemática

De olho na sala de aula

Atividades a serem realizadas em sala de aula para melhorar a competência leitora em Matemática.

Aula 5 De olho na sala de aula

Parada para avaliação

Propostas para ampliar o trabalho com a competência leitora em aula.

Aula 6 Explorando diferentes textos nas aulas de Matemática

Vamos refletir

Reflexão sobre o uso de textos do livro didático, paradidáticos e jornalísticos como possibilidades de trabalhar a leitura nas aulas de Matemática.

Aula 7 Teste

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Aula 8 A competência escritora nas aulas de Matemática

Vamos refletir

Atividades para o trabalho com a competência escritora nas aulas de Matemática.

Aula 9 Fechamento do curso

Organizando as aprendizagens

Retomada dos temas desenvolvidos no curso.

Aula 10 Avaliação final

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Sobre a autora

Luciane Rosenbaum

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Ensinando a ler e interpretar problemas

Conheça diversas estratégias para ensinar os alunos a ler e interpretar problemas nas aulas de Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Resolução de problemas e jogos em Matemática

Conheça a resolução de problemas e o potencial dos jogos como um recurso para trabalhá-la na escola.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

Aprenda estratégias para transformar problemas convencionais em situações desafiadoras e impulsionar a aprendizagem dos alunos.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Aprender matemática com diferentes tipos de problemas

Conheça a importância da exploração de diferentes tipos de problemas e o uso do painel de soluções para ampliar as estratégias de resolução de problemas pelos alunos.

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!