Resolução de problemas para anos iniciais

Trilha de Formação 40h

A resolução de problemas é uma atividade central no ensino e na aprendizagem de Matemática. Neste curso, apresentaremos formas de conduzir a aula para que os alunos dos anos iniciais se envolvam com situações-problema, elaborem estratégias de leitura para problemas de texto e ganhem confiança na capacidade de estabelecer e avaliar estratégias de resolução para um dado problema.

Você aprenderá a:

• Associar situações de jogos a processos de resolução de problemas.

• Propor diferentes tipos de problemas.

• Construir o painel de soluções e as possíveis explorações a serem realizadas em sala de aula.

• Desenvolver estratégias e práticas de sala de aula para formar o leitor e resolvedor de problemas.

 

Experimente Grátis

 

Carga horária:

40 h

 

Curso indicado para:

• Professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

• Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Prazo para conclusão do curso:

90 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

 
 

Modalidade do curso:

 Autoinstrucional.

R$228,99

em até 9x com juros

Resolução de problemas e jogos em Matemática

Neste curso, você ampliará sua reflexão acerca do termo “problema”, relacionando-o à resolução de problemas em diferentes campos de conhecimento no ensino e na aprendizagem de Matemática. O jogo também será explorado como um importante aliado da resolução de problemas nas aulas.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Questões iniciais que envolvem o tema deste curso: o que é resolver problema?

Aula 2 O que é resolver problema?

Falando com o especialista

Videoaula em que um especialista aborda o que é um problema e as etapas de sua resolução.

Aula 3 A resolução de problema e a aprendizagem matemática

Vamos refletir?

Reflexão acerca da abordagem da resolução de problemas no ensino e aprendizagem de Matemática.

Aula 4 Os jogos e a resolução de problema

De olho na sala de aula

Apresentação de uma proposta de atividade com o jogo.

Aula 5 Coletânea de problemas

Qual é o problema?

Apresentação de problemas para discussão acerca da concepção da resolução de problemas adotada pelo Mathema.

Aula 7 Como resolver um problema?

Sala de aula em ação

Análise de práticas de sala de aula.

Aula 8 Mapa conceitual

Organizando a aprendizagem

Apresentação de um mapa conceitual que sintetiza os principais conteúdos apresentados no curso.

Aula 6 e 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

A transformação de situações convencionais em desafiadoras é uma forma importante de atuação do professor para desenvolver a habilidade de resolução de problemas nos alunos. A proposta deste curso é analisar estratégias de exploração dos problemas rotineiros para que eles se tornem situações mais motivadoras. Por meio de práticas da sala de aula, será explorada a importância dos recursos de comunicação na resolução de problemas: as discussões orais, a argumentação, o desenho e os registros aritméticos.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Apresentação de algumas questões iniciais sobre os problemas convencionais.

Aula 2 Os problemas convencionais

Falando com o especialista

Videoaula em que um especialista aborda o que é um problema e as etapas de sua resolução.

Aula 3 A comunicação e a resolução de problemas

Vamos refletir?

Leitura de um texto quanto ao papel da comunicação na resolução de problemas: os registros orais, pictóricos, escritos e aritméticos.

Aula 4 Explorando um problema convencional

De olho na sala de aula

Sequência didática com a exploração de um problema convencional.

Aula 5 Coletânea de problemas

Qual é o problema?

Apresentação de problemas para discussão acerca da concepção da resolução de problemas adotada pelo Mathema.

Aula 7 Como os alunos pensam os problemas convencionais

Sala de aula em ação

Análise de produções de alunos – diferentes resoluções para um problema convencional.

Aula 8 Mapa conceitual

Organizando a aprendizagem

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Aula 6 e 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Aprender Matemática com diferentes tipos de problemas

Neste curso, apresentaremos os diferentes tipos de problemas e suas características. Discutiremos também sobre as possíveis crenças dos alunos a respeito da resolução de problemas. Quais são elas? O que fazer para rompê-las ou evitá-las? Por meio de um trabalho com painel de solução, abordaremos formas de incentivar o aluno a criar estratégias de resolução, bem como analisar sua validade e interagir com seus pares na busca por validar, justificar ou revisar a solução encontrada.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Aula 2 Os problemas não convencionais

Falando com o especialista

Vídeo que trata da importância do trabalho com problemas não convencionais.

Aula 3 Tipos de problemas

Vamos refletir?

Texto sobre diferentes tipos de problemas.

Aula 4 Classificando problemas

Qual é o problema

Atividade de análise de diferentes problemas.

Aula 6 O trabalho com painel de soluções

Sala de aula em ação

Análise de práticas para a sala de aula.

Aula 7 Planejando o trabalho com problemas

Planejando

Análise de um planejamento – como planejar o trabalho com os diferentes tipos de problemas e o painel de solução.

Aula 8 Fechamento do curso

Organizando a aprendizagem

Momento de fechamento e sistematização de informações.

Aula 5 e 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Ensinando a ler e interpretar problemas

Neste curso, vamos apresentar situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los na tentativa de resolver um problema. Para isso, apresentaremos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Refletindo sobre o tema

Análise de situações relacionadas à leitura e interpretação de problemas.

Aula 2 Ler para compreender e resolver problemas

Vamos refletir?

Leitura de um texto que trata das diferentes estratégias para ensinar a leitura de problemas matemáticos.

Aula 3 Trabalhando a leitura de um problema

Sala de aula em ação

Vídeo de uma prática pedagógica com problemas fatiados.

Aula 4 Qual é a pergunta?

Qual é o problema?

Atividades para estimular a interpretação de problemas matemáticos.

Aula 5 Comparando problemas

De olho na sala de aula

Estratégias didáticas para identificar diferentes partes de um problema (pergunta, dados e informações).

Aula 7 Relato de experiência

Sala de aula em ação

Relato de uma professora com estratégias para estimular a interpretação dos problemas matemáticos.

Aula 8 As estratégias de leitura

Organizando as aprendizagens

Síntese do conteúdo do curso.

Aula 9 Testes

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para Terminar Finalização dos estudos

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Sobre as autoras

Mirela Mendes

Ver Mais

Liane Poggeti

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

Aprenda estratégias para transformar problemas convencionais em situações desafiadoras e impulsionar a aprendizagem dos alunos.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Ensinando a ler e interpretar problemas

Conheça diversas estratégias para ensinar os alunos a ler e interpretar problemas nas aulas de Matemática.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Resolução de problemas e jogos em Matemática

Conheça a resolução de problemas e o potencial dos jogos como um recurso para trabalhá-la na escola.

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Aprender matemática com diferentes tipos de problemas

Conheça a importância da exploração de diferentes tipos de problemas e o uso do painel de soluções para ampliar as estratégias de resolução de problemas pelos alunos.

R$ 59,99

em até 2x

Inscreva-se em nossa newsletter