Probabilidade para anos iniciais

O dia a dia é repleto de situações em que a probabilidade está envolvida, como as alterações meteorológicas, as loterias e as possíveis combinações de roupa. Neste curso vamos apresentar práticas a fim de exemplificar às crianças como são calculados os fenômenos que afetam a natureza, a probabilidade de se ganhar um sorteio e a necessidade de resolver problemas que envolvem a incerteza.

Você aprenderá a:

• Compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade; 

• Reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade;

• Estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades;

• Reconhecer a importância da proporcionalidade nas situações que exigem a quantificação ou comparação de probabilidades. 

 

  Datas para realização do curso:

90 dias corridos (após a confirmação da inscrição).

  Carga horária:

40 horas online.

 

  Curso indicado para:

Professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Informações do curso:

Autoinstrucional.

 

R$228,99

em até 9x com juros

Compreendendo a aleatoriedade

Neste curso você compreenderá o significado de aleatoriedade, sua importância no desenvolvimento do pensar probabilístico e formas de abordar esse tema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Neste item refletimos a presença da incerteza no cotidiano de adultos e crianças e a importância de aprender a lidar com elas.

Aula 2 Falando com o especialista

Nesta aula abordaremos aspectos gerais sobre os tipos de fenômenos presentes na vida de adultos e crianças (determinísticos e aleatórios), sobre a necessidade de compreendê-los para resolver problemas que envolvem a incerteza.

Aula 3 Para saber mais

A proposta para esta aula é analisar a justiça e a equidade problematizadas em situações aleatórias.

Aula 4 De olho na sala de aula

Serão discutidas duas propostas envolvendo aleatoriedade (em contextos distintos) para serem desenvolvidas em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Aula 5 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 6 Para saber mais

Nesta aula , dois focos serão explorados por meio de problematização: a imprevisibilidade presente em situações aleatórias e a relação entre os graus de possibilidade e a linha de probabilidade proposta por De Walle (2009).

Aula 7 Vamos refletir?

Esta aula trata de uma das dificuldades das crianças ao avaliar eventos possíveis e impossíveis: classificar e diferenciar as situações possíveis, mas altamente improváveis.

Aula 8 Em matemática

Esta aula aponta a importância do tema e sugere propostas para o trabalho em sala de aula.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Explorando o espaço amostral

Neste curso iremos discutir acerca do espaço amostral, evidenciando sua importância para o desenvolvimento do pensamento probabilístico na resolução de situações que envolvem Probabilidade.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.

Aula 2 Vamos refletir?

Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.

Aula 3 Falando com o especialista

Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.

Aula 4 De olho na sala de aula

Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.

Aula 5 Sala de aula em ação

Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.

Aula 6 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 7 Para saber mais

Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.

Aula 8 Planejando

Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Comparando e quantificando probabilidades

Neste curso iremos refletir sobre a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais, especialmente no que diz respeito ao ensino e compreensão relativos à quantificação e à comparação de probabilidades.

 

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.

Aula 2 Vamos Refletir

Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.

Aula 3 Falando com o especialista

Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.

Aula 4 De olho na sala de aula

Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.

Aula 5 Sala de aula em ação

Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.

Aula 6 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 7 Para saber mais

Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.

Aula 8 Planejando

Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.

Aula 9 Organizando a Aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

A probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Neste curso refletiremos a respeito dos desafios e as perspectivas acerca do ensino da probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Percurso formativo

 

EstudosTemaAtividades de aprendizagem
Aula 1 Para iniciar

Nesta aula abordaremos a importância do ensino da probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pautando-se em estudos e na BNCC, com foco em quantificação e comparação de probabilidades.

Aula 2 Para saber mais

Discutiremos a Probabilidade Clássica - ou Teórica - indicada pela BNCC para o trabalho nos Anos Iniciais, abordando, por meio de problematizações, a quantificação de probabilidades.

Aula 3 Falando com o especialista

Vamos discutir nesta videoaula, além do cálculo de probabilidades, as formas de comunicação de resultados (e representação) de probabilidades indicados pela BNCC..

Aula 4 Para refletir

A proposta desta aula é refletir em situações que envolvam a comparação de probabilidades, discutindo as dificuldades que as crianças podem ter para compreensão do assunto.

Aula 5 Parada para avaliação

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Aula 6 De olho na sala de aula

A proposta desta aula é discutir atividades que envolvam a quantificação e a comparação de probabilidades possíveis de serem vivenciadas em sala de aula.

Aula 7 Para saber mais

A ideia desta aula é discutir a relação de proximidade e dependência da probabilidade em relação à proporcionalidade. Esta é uma das ideias fundamentais descritas na BNCC, que produz articulações entre os diferentes campos da Matemática.

Aula 8 Sala de aula em ação

Nesta aula discutiremos situações que foram vivenciadas por crianças em sala de aula.

Aula 9 Organizando a aprendizagem

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Aula 10 Avaliação Final

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Para finalizar Para Finalizar

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Sobre a autora

Rita Batista

Ver Mais

 

 

Trilhas Relacionadas

Curso de 10h

Compreendendo a aleatoriedade

Como compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

A probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Como usar as perspectivas do ensino da probabilidade nos Anos Iniciais do EF. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Comparando e quantificando probabilidades

Saiba como estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Curso de 10h

Explorando o espaço amostral

Como reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade. Curso 100% online. Inscreva-se!

R$ 59,99

em até 2x

Fique por dentro das novidades!